quarta-feira, 29 de junho de 2011

Casa ou Convento da Granja, Boticas (1742)

No Cartório do Distribuidor de Lisboa, registamos no Livro de 1742, entre as notas do Tabelião António da Silva Freire, ao mês de Março, uma Escritura de Dote para a fábrica e guizamento de uma Ermida, com o seguinte sumário:

«Dote = o Pe. Domingos dos Santos a hua Hermida que intenta erigir da invocação de St.ª Bárbara e N.ª Sr.ª da Conceição no lugar de Granja, tr.º de Monte Alegre».

(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.103, f.140)

Trata-se da Capela da Casa do Morgado dos Rodrigues dos Santos, na freguesia de Santa Maria da Granja, hoje concelho de Boticas, e que também aparece designada por Convento da Granja.
Localizada no centro de Granja na Casa funcionou desde 1898 até 1908, um colégio para meninas, a cargo das Irmãs Doroteias vindas de Beça. Talvez por isso a Casa também é conhecida por Convento da Granja. Este monumento encontra se hoje em mau estado de conservação, o que pela sua riqueza arquitectónica e a sua importância histórica para a freguesia e para o concelho justificam a sua urgente recuperação.

Dela falava o pároco de Granja nas suas Memórias Paroquiais de 1758:
«13 – Tem huma Irmida com a Invocaçam da Senhora da Conceiçam e Santa Barbora, que fica no fim do povo po poente que he do Reverendo Domingos dos Santos Abade de S. Pedro de Geres Covello, como sua elle administrador, nam sei que para ella haja renda alguma; só que elle a paramenta».

A Escritura acima referida esclarece que a Ermida (e possivelmente a própria casa) foram edificadas a partir de 1742 pelo Padre Domingos dos Santos, que em 1758 era Abade de S. Pedro de Covelo do Gerês.

Ao pesquisar por mais elementos sobre esta Capela ou Ermida encontrei as fotos abaixo que o Sr. Vítor Ribeiro amavelmente cedeu para este blogue. Nelas constatamos dois factos, o magnífico trabalho de cantaria em granito típico de um certo barroco do norte de Portugal, e o lastimável estado de conservação do imóvel, a merecer certamente uma melhor atenção por parte das autoridades locais e nacionais.

RUI M. MENDES
29 de Junho de 2011

ANEXO:
Fotografias da Ermida e Casa ou Convento da Granja
publicadas originalmente em
© 2009, Vítor Ribeiro



3 comentários:

  1. Excelente artigo!

    Um abraço,

    Vítor Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Que lamentável saber que algo tão antigo está abandonado, quando poderia ser local de visitação, especialmente por parentes de emigrantes da região!

    ResponderEliminar