quarta-feira, 29 de junho de 2011

A Capela de S. Domingos do Cutelo, nas Terras do Bouro (1731)


No Cartório do Distribuidor de Lisboa, registamos no Livro de 1731, entre as notas do Tabelião João Rodrigues dos Santos, ao mês de Janeiro, uma Escritura de Doação com o seguinte sumário:


«Doação = Domingos Pereira Viana para se fazer hua Capela em hu lugar da freguesia de São Mamede de Cibonis».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.095, f.207)
 
Pesquisando outros elementos sobre este Domingos Pereira Viana, verificamos que ele parece nas Memórias paroquiais de Cibões, como fundador de uma Capella na aldeia de Cutelo. Neste caso como se pode verificar o termo Capella é mais do que um lugar de culto, é sobretudo um vínculo ou legado pio com obrigação de Missas rezadas por um Capelão, como aliás regista o pároco de Cibões em 1758:
«Tem no Lugar de Cottelo huma Cappella da Invocação de Sam Domingos, que instituiu há dez annos o Brazileyro Domingos Pereira Vianna feita e hedificada à sua custa à qual por fábrica em dinheiros, que tem em Lisboa em padroens Reais, e nella poz hum Capellão a quaer dá cada anno setenta mil Reis por dizer cada Semana por Sua Alma coatro Missas entrando as dos dias Santos, e dar Escolla aos Rapazes da freguezia, e dando-lhe papel para elle aprenderem, e dar-lhes Cartilhas, e dando mais elle instituidor vinte mil Réis ao administrador com Obrigação de lhe fazer huma festa em dia de Sam Domingos, para o que lhe deixou em cada anno oito mil Reis».

Pela descrição apresentada verifica-se que este Domingos Pereira Viana, apelidado de Brazileyro, seria alguém que tendo ganho fortuna nas partes do Brasil legou uma parte dos seus bens para um instituto pio a favor da sua terra, que além de uma Ermida com Missa regular, incluía a providência de uma Escola. Trata-se de facto de um legado notável.

Situada na freguesia de Cibões, concelho de Terras de Bouro, Cutelo é hoje em dia uma das aldeias típicas que faz parte das Aldeias de Portugal. Tem seis casas de alojamento turístico.
Ex-libris do conjunto das “aldeias da saudade” do Alto Cávado, nela existe uma unidade de Turismo de Aldeia na Casa de São Domingos, propriedade municipal.
No centro da Aldeia encontramos a referida Capela ou Ermida de S. Domingos (ver foto abaixo) simples mas bela, e foi então mandada edificar por iniciativa do referido Domingos Pereira Viana a partir de 1731.

RUI M. MENDES
Lisboa, 29 de Junho de 2011


ANEXO: Foto da Capela de S. Domingos do Cutelo, em Cibões, Terras de Bouro


Sem comentários:

Enviar um comentário