terça-feira, 28 de junho de 2011

Os Livros do Distribuidor dos Tabeliães de Lisboa



O Cartório do Distribuidor de Lisboa, que se pode consultar na Torre do Tombo, faz parte dos fundos do Arquivo Distrital de Lisboa e é uma excelente ferramenta de pesquisa não só sobre a história da cidade de Lisboa, bem como de áreas limítrofes e ainda de outras regiões do país, nela encontramos registos de escrituras de cartórios dos 18 ofícios de Tabelião de Lisboa, desde 1563 até 1776 (com algumas lacunas no século XVI e XVII, mas muito completo no século XVIII).


Junto aqui um breve exemplo de algumas escrituras que podemos encontrar nos Livros do Distribuidor de Lisboa, e que tratam de aspectos da história do património local de outras regiões de Portugal.

PONTE DA BARCA
1723
Notas de Abril do T. José Rodrigues da Silva
«Declaração de Ajuste = o Povo da vila da Barca com Convento do Carmo desta cidade = para erigirem nella Convento da mesma Ordem».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.087, f.189)

SERPA
1731
Notas de Abril do T. Manuel Gomes de Carvalho
«Contrato = o Síndico do Convento de Santo António de Serpa com Luís de Barros».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.095, f.144)

BRASIL
1739
Notas de Janeiro de 1756 do T. Teotónio Ribeiro de Melo
«Declaração lançada de doação = O Vigário João Soares Brandão sobrea a doação que em 24 de Março de 1739 no Rio de Janeiro na Nota do Tab. Jorge de Souza Coutinho faz à sua Capella de São João Baptista e Nossa Senhora do Livramento que mandou erigir em terras suas nos confins da Freguesia de Sam Payo de Agoa Longa, de dinheiro que se há-de empregar e estabelecer de renda para a dita capela».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.117, f.38v)


PRAYA DA CIDADE DA BAHIA
1742
Notas de Junho do T. Manuel de Passos de Oliveira
«Contrato e Obrigação = António Álvares dos Reys por ordem da Irmandade do Santíssimo da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Praya da Cidade da Bahía com Eugénio da Mota, mestre pedreiro ».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.103, f.117v)

VALENÇA
1742
Notas de Julho do T. Manuel de Oliveira
«Dote = o Pe. Lino António Álvares = para fábrica de hua Ermida nova de N.ª Sr.ª da Boa Morte, e S. Vicente Mártir que erigio em Valença do Minho».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.103, f.096v)

Junto à Igreja Paroquial de Gandra, no sítio do Ousão
Foto: http://www.jf-gandra.com


COVILHÃ
1742
Notas de Agosto do T. António Barbuda Lobo
«Arrendamento = D.ª Maria Cardosa Zuzarte a Bernardo de Almeida Saraiva = de casas e trastes da fábrica de panos da Covilhã».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.103, f.010)

CIDADE DA BAHIA
1743
Notas de Maio do T. Teotónio Ribeiro de Melo
«Contrato = o Contrato do Carmo da Bahia com Miguel da Costa Lemos, ourives da prata, para hua obra».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.104, f.43v)

GUISANDE (BRAGA)
1747
Notas de Agosto do T. José Joaquim ? Vieira Henriques
«Ajuste e obrigação = os Moradores da Freguesia de Guizande com Luís Cezar de Meneses, como Comendador de São Pedro de o Lumar = sobre a reedificação de hua igreja».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.108, f.203)
Templo bem modesto quer em proporções quer ao nível de traça arquitectónica. A estrutura erguida talvez no século XVIII, integra uma torre sineira adossada ao flanco sul, bem proporcionada e em posição um tanto recuada. A frontaria do singelo edifício ostenta apenas um portal rectangular liso sobrepujado por um pequeno óculo, mostrando-se hoje com a pedra à vista, em aparelho bastante irregular.

CRATO ?????
1748
Notas de Março do T. Jerónimo Castelão
«Contrato, Obras e Obrigação = Meza Prioral do Crato com Mathias Joze de Faria, Jorge Soares de Oliveira e José da Costa Negreiros».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.109, f.31)

ALJUSTREL
1750
Notas de Junho do T. António Rodrigues Marques
«Sociedade = José Rodrigues com Matias José Ferreira (?) = em obra de entalhado para a Igreja matriz da vila de Aljustrel».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.111, f.228)

SORTELHA (SABUGAL)
1750
Notas de Agosto
«Contrato e Obrigação = o Padre António Patrício Vidal com o Padre Manuel João Álvares = para este e seu sobrinho António Pires se recolherem na Congregação ou Hospício de N.ª Sr.ª da Graça, no termo da vila de Sortelha de que o Padre António é fundador».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.111, f.183)

LEIRIA
1751
Notas de Janeiro do T. Manuel Inácio Pimenta
«Contrato de Obra da prata entre o Bispo de Leiria com Sebastião Bernardes dos Santos».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.112, f.252)

BRÁZEA (GALIZA)
1753
Notas de Junho do T. Teodoro José de Castro
«Doação de bens no reino da Galiza ao Altar de Nossa Senhora do monte Carmo, freguesia de São Martinho da Brazea, em Galliza = Bernardo José de Seara».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.114, f.60)

AVIS
1754
Notas de Março de 1759 do T. Agostinho de Sousa Pereira
«Sociedade lançada = Bernardino Francisco a Francisco Duarte, carpinteiros = para que entrado este com o dinheiro necessário para hua obra no Convento de São Bento de Aviz ter igual parte com elle Bernardino como este tem na sociedade que vai no Livro de 1754 f. 206; e esta vai lançada no dito Livro f. 211».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.120, f.114)

PORTEL
1754
Notas de Janeiro do T. Manuel António dos Passos
«Contrato e Obras e obrigação = o Balio D. João de Sousa, por ordem do Sr. Infante D. Pedro, como Gram Prior do Crato com Gregório Neves Leitão = para construção de Igreja na vila de Portel».
«Fiança = Francisco Tinoco da Silva para Gregório Neves Leitão ao Balio D. João de Sousa = para o contrato acima».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.115, f.199)

TOMAR
1755
Notas de Fevereiro do T. José Manuel Barbosa
«Sociedade para obras no Convento de Thomar = Pedro Gomes da Silva e bernardo Joze, pedreiros; António Gomes Coelho, António Pereira, Joze Lopes Ramos, Carlos Baptista, Jacinto Izidor Sousa, pedreiros; Caetano Francisco, carpinteiro».
1755
Notas de Março do T. Joaquim José Vieira Henriques
«Sociedade para obras no Convento de Thomar = Pedro Gomes da Silva, pedreiro; António Gomes Coelho, Silvestre da Silva, Jorge de Abreo, pedreiros ? ».
«Sociedade para obras no Convento de Thomar = Pedro Gomes da Silva, pedreiro; António Gomes Coelho, Jacinto Izidor Sousa, Abreu de Sousa, pedreiros ?; com Francisco Duarte».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.116, ff.26v, 181v)

PARÁ
1755
Notas de Fevereiro do T. Teotónio Ribeiro de Melo
«Contrato e Obrigação = o Convento de Nossa Senhora das Mercês do Pará com o entalhador João de Brito Lima».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.116, f.40v)

ALJUSTREL
1755
Notas de Agosto do T. Tomás da Silva Freire
«Sociedade = José Rodrigues com Matias José de Faria, ambos entalhadores = sobre obra do seu ofício na Igreja matriz da vila de Aljustrel».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.116, f.221)

RUIVÃES (VIEIRA DO MINHO)
1755
Notas de Fevereiro de 1758 do T. Tomás da Silva Freire
«Reprezentação lançada = que fez Manuel de Távora como administrador do seu filho o Conde Vila Nova ao Arcebispo de Braga em 14 de Outubro de 1755 = na que este lhe deferio, reformando hum capítulo de vizita para se não observar o que este mandara, que era mudar-se a Igreja de Ruyvães do sítio em que se acha para outro, da qual igreja he Padroeyro o dito Conde …».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.119, f.223)

BELÉM DO PARÁ
1757
Notas de Maio do T. Bartolomeu Ângelo Escopery
«Contrato e Obrigação = a Província do Carmo do Maranhão, com Jerónimo da Silva, pedreiro = para ir trabalhar no seu ofício na Igreja do Carmo na cidade Belém do Grão Pará».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.118, f.10)

LISBOA
1757
Notas de Julho do T. Joaquim José Vieira Henriques
«Arrendamento = os Marqueses de Távora a Manuel de Ascenção Ferreira = de quinta no Campo Pequeno, e terra da Palmeira e mais cazas / excepto o Palácio e Picadeiro / por 3 anos que começarão em 15 de Agosto do prezente enquanto a orta e cazas findará o ano pelo Natal do último ano e a renda de cada hum he 240$000 réis».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.118, f.115)

LOURIÇAL (POMBAL)
1757
Notas de Setembro do T. Tomás da Silva Freire
«Venda = D.ª Francisca de Jezus Maria Jozé, Regente e fundadora do Recolhimento de St.ª Thereza do Lourissal, que no século se chamava D. Francisca Ignez de Oliveira, a Bento Dias Pereira Chaves = cazas no sítio da Porta do Pó à Boavista por preço de 12$000 czds».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.118, f.271)

ÁLVARES (GÓIS)
1757
Notas de Outubro do T. Joaquim José Vieira Henriques
«Nomeação e doação = o Inquisidor Luís barata de Lima a seu sobrinho Manuel Jozé da Fonseca Barata = do prazo da Quinta de Nossa Senhora da Memória dos padrões do termo da vila de Álvares, em 2.ª vida, a Maria Caetana, mulher do dito Manuel faz doação das benfeitorias que tem feito e fizer no dito prazo e rezervou em sua vida o uzo fruto».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.118, f.183v)

TOMAR
1758
Notas de Maio do T. Manuel Inácio da Silva Pimenta
«Sociedade = Manuel Franco, e Sebastião Francisco; António de Faria Matos, Maximiliano da Silva, Carlos Baptista, António Álvares Canada e Jozé António Abreo = sobre o interesse das obras de pedreiro e carpinteiro no Convento de Thomar … ».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.119, f.270v)

GOUVEIA ?
1759
Notas de Abril do T. José Dantas Barbosa
«Arrendamento = D. Miguel de Mello e Avreo, a Félix Tavares de Carvalho = de quinta (de morgado) chamada da Boa vista, no termo da vila do Casal (…) por 2 anos (…) e da dita renda há-de ser livre os tributos e pensões, e da Missa a que he obrigada a quinta à Capella della (…)».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.120, f.305)




CANEDO (CELORICO DE BASTO)
1760
Notas de Junho e Setembro do T. António da Silva Freire
«Dote = João Carvalho da Silva para a fábrica da Capella com invocação de S. João Baptista que pertende erigir no lugar de Vilarinho da freguesia de Santa Maria de Canedo, termo da vila de Celorico de Basto = de 6$ rs de censo anual em huas terras sitas na Aldea de Villar de Viando na dita freguesia».
«Doação e vínculo = João Carvalho da Silva e sua sobrinha Maria Josefa da Silva e seu marido Domingos Negrão da Cunha = da Capella de S. João Baptista no lugar de Vilarinho da freguesia de Santa Maria de Canedo que elle João Carvaho da Silva mandou erigir, e paramentou do necessário e lhe dotou de 6$ rs cada ano nas terras que comprou a António dos Reys e su mulher e filho no lugar; e eme quanto o prazo ou cazal que a dita Maria tem no dito lugar de Vilarinho andar na possessão della e seu marido e descendentes andará a dita Capella unida a ella; mas alheando-se a outrem passará a dita Capella a qualquer descendente legítimo dos pays delle doador e em falta deste a qualquer descendente da dita sobrinha, irá da parte mais chegado ».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.121, ff.154v e 163)

POMBAL
1760
Notas de Março do T. Inácio Carvalho de Sousa
«Arrendamento = o Conde Oeiras, a Valério Joze de Azevedo Feyo = da quinta da Garamella na vila do Pombal por 4 anos que começarão em Janeiro do presente e renda cada hum 814$990 rs, e de pitanças 200 varas de pano de estopa, 6 arrobas de lingoiça, 8 dúzias de queijos do Rabaçal, 2 arrobas de linho da terra, e hu caixote de meloens de Soure, fiador e principal pagador Francisco António Soares, morador na dita vila de Soure».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.121, f.227)

GRANJA (MOURÃO)
1760
Notas de Julho do T. Manuel Inácio da Silva Pimenta
«Sociedade = António Pereira, pedreiro, com Manuel Ignácio da Silva Araújo e Joze António Monteiro, carpinteiros e Silvestre da Silva Barbosa = sobre obras que os ditos António e Manuel arrematarão na Mesa da Consciência para reedificação da Igreja de São Brás da Granja, termo da vila de Mourão, da Ordem de Avis».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.121, f.285)

GUARDA
1761
Notas de Julho do T. Bartolomeu Ângelo Escopery
«Papéis lançados = que constão de petição que fizeram os Padres da Congregação do Sr. jezus da Boa Morte ao Senhor de Mello, Henrique de Mello Souza e Lacerda para lhes dar Licença para no sítio do Mondego hua légua distantes da cidade da Guarda que he da Caza e Morgado do dito Senhor irem padres desta Congregação habitar e estabelecer o seo instituto em hua Hermida que fundarão huns eremitas com Licença do dito Senhor a que este lhe concedeo por Despacho de 9 deste mez; conservado sempre seo padroado e direito competente à dita caza e Morgado de Mello, com mais outras condições».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.122, f.12)

HERDADE DO PINHEIRO (ALCÁCER DO SAL)
1761
Notas de Março do T. Jozé Manuel Barboza
«Contrato e obrigação = o Arquitecto Carlos Mardel e Estêvão Pinto de Moraes, por Ordem de Sua Magestade com os mestre pedreiros e carpinteiro Jozé António Monteiro e Pedro Gomes da Silva, Francisco Duarte e Joze Gonçalves = sobre obras de reedificação no palácio do sítio do Pinheiro que forão arrematadas por 49:140$000 rs».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.122, f.12)

POMBAL
1761
Notas de Março do T. Manuel Inácio da Silva Pimenta
«Contrato e Obrigação = Joze Rodrigues Bandeira e outro com o Director da Real Fábrica de Chapeos finos estabelecida na vila do Pmbal, com Valério Joze de Azevedo Feyo = para este tomar por sua conta as obras necessárias e cazas da fábrica dita no sítio da Garamella, termo da dita vila, na forma e risco que lhe derão (Carlos Mardel ???), e de baixo de várias condições cumprindo tudo elle se lhe pagarão 4:500$000 rs em 2 pagamentos ».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.122, f.296)

ALMEIRIM
1761
Notas de Julho do T. Jozé Manuel Barboza
«Contrato e obrigação = o Arquitecto Carlos Mardel e Estêvão Pinto de Moraes, por Ordem de Sua Magestade com os mestre pedreiros e carpinteiro Theotónio Alexandre da Costa, Jacinto Izidoro de Souza e Manuel de Jezus e Joachim Joze dos Reys = sobre obras de reedificação no palácio de Almeirim; cuja despesa foi arrematada por 50:000$000 rs».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.122, f.334)

ODEMIRA
Notas de Dezembro do T. Inácio Correia de Sousa e Andrade
«Doação perpétua para fábrica = o Dezembargador Manuel Inácio de Moura à Hermida de Nossa Senhora da Conceiçam que tinha erecto na sua Herdade chamada de Val de Aguilhamentos ?, termo da vila de Odemira, freguesia de S. Luís, Arcebispado de Évora, de 12$000 réis nos rendimentos da dita herdade».
(DGARQ-ADL, Notariais de Lisboa, Cartório 11-A, Cx. 4, L. 22, f. 38v, 7-12-1761)

RANHADOS (VISEU)
1763
Notas de Janeiro do T. António Gomes de Carvalho
«Procuração para o conselho de Ranhados e sobre o sequestro dos rendimentos da Capela de Nossa Senhora da Graça de Gandufe, que instituirão Affonso e Pedro do Rego, que está denunciada na Coroa».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.124, f.175v)

LISBOA
1763
Notas de Março do T. José Manuel Barbosa
«Ajuste e obrigação = Agostinho da Silva com Francisca Batini = sobre os interesse q esta há-de ter e condições, q há-de observar, fazendo a figura de primeira dançarina no teatro de Óperas da Rua dos Condes, em que há-de exercer desde dia de Páscoa desta anno até ao Entrudo de 1764».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.124, f.288)

LISBOA
1763
Notas de Abril do T. José Manuel Barbosa
«Nomeação = João Pedro de Mendonça Corte real, como administrador do Morgado dos Mendonças no Algarve, a Manuel António = para Capelão da Capela ou Igreja de N.S. do Loreto da cidade de Tavira, e a titulo da dita Capela se ordenar».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.124, f.289v)

VALE DE FIGUEIRA (MONTEMOR-O-NOVO)
1763
Notas de Março e Abril do T. Inácio Correia de Sousa
«Venda = O Padre António de Macedo ao Conde de Oeiras = de herdade chamada de Val de Figueira no termo de Cabrella, q he for:º ao Convento de Palmela em 240 rs e 2 galinhas com laudémio de 40na e preço de venda foi de 1:200$».
«Contrato de Colónias = o Conde de Oeiras com Manuel Luiz = para este ter habitação e cultura da herdade de Val de Figueira no trº de Cabrella e da mais terras q a custa do dito Conde se forem rompendo o q há de começar em 15 de Agosto deste anno e durará enquanto o dito Conde não parecer arrendadas; cuja despeza há-de ser por conta do dito Conde; e do que pelo que duvidarem há-de ter para si o dito Colono hua 4.ª parte tudo de baixo de várias condições».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.124, ff.219 e 219v)

AJUDA E ATALAIA (MONTEMOR-O-NOVO)
1763
Notas de Maio do T. Inácio Correia de Sousa
«Contrato de Colónias = o Conde de Oeiras com Ambrozio da Silva = para este ter habitação e cultura da herdade de N.ª Sr.ª da Ajuda no trº de Cabrella e da mais terras q a custa do dito Conde se forem rompendo o q há de começar em 15 de Agosto deste anno e durará enquanto o dito Conde não parecer arrendadas; cuja despeza há-de ser por conta do dito Conde; e do que pelo que duvidarem há-de ter para si o dito Colono hua 4.ª parte tudo de baixo de várias condições».
«Contrato de Colónias = o Conde de Oeiras com Manuel Martins = para este ter habitação e cultura da herdade chamada da Atalaya no trº de Cabrella e da mais terras q a custa do dito Conde se forem rompendo o q há de começar em 15 de Agosto deste anno e durará enquanto o dito Conde não parecer arrendadas; cuja despeza há-de ser por conta do dito Conde; e do que pelo que duvidarem há-de ter para si o dito Colono hua 4.ª parte tudo de baixo de várias condições».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.124, f. 220v)

COVILHÃ
1763
Notas de Março do T. Roberto Soares da Silva
«Procuração = Thomas Cord, e Henrique Bamford, Tecellões ingleses na villa da Covilhã, por Ordem da Junta do Comércio; a João da Silva Feyo = p.ª cobrança dos ordenados vencidos e q se vencerem das ditas ocupações».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.124, f.25v)

ALGARVE
1763
Notas de Maio do T. Inácio Matias de Mello
«Procuração = Joze Ferreira da Fonseca, a Domingos Álvares Lima, e outro da cidade de Tavira = para administração do contrato do Atum».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.124, f.45v)

VILA NOVA DE FAMALICÃO
1763
Notas de Junho do T. António da Silva Freire
«Fazenda de Riba de Pelle, prazo em vidas da freguesia de Salvador de Joane».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.124, f.148)

BENAVENTE
1763
Notas de Setembro do T. António da Silva Freire
«Venda = A Marqueza de Penalva ao Padre Valentim Roiz da Costa = entre outros da 3.ª parte da Cismaria de Almada, trº de Benavente …».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.124, f.151v)

VILA NOVA DE FAMALICÃO
1763
Notas de Dezembro do T. António da Silva Freire
«Venda = João Smith ao Padre Gabriel Francisco de Araújo Valle, como testamenteiro de Jozé Carvalho de Araújo, p.ª o estabelecimento (que este instituiu) do Legado perpétuo de Missas todos os Domingos e Dias Santos de preceito para se dizerem na Cap.ª do Sr. do Bom Fim, Santiago Mayor e Nossa Senhora da Guia, sita no Lugar de Ninães, Freguesia de São Silvestre de Requião, tr.º de Barcellos = de juro real de 35$850 rs cada anno na Intendência dos Armazéns q he de 5/100 por padrão de 22 de Julho deste anno cujo capital são 717$ rs; e Napier Hill, inglez, procurador do dito vendedor ficou por elle por fiador e principal pagador a fazer boa e certa a dita venda».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.124, f.155)

CIDADE DA BAHIA
1770
Notas de Dezembro do T. Thomaz da Silva Freire
«Procuração = João Álvares dos Reys, a Manuel do Ó Freire e outros da Bahia = para escritura em que lhe aprova e ratifica hua doação que seo irmão António Álvares dos Reys faze a huma Hermida de Nossa Senhora da Conceição nos limites da dita cidade de huas terras que havia comprado no mesmo ditricto com pertenças. gados e escravos com pensão de uma Missa quotidiana sendo os irmãos e mais parentes sucessores e administradores, etc.».
(DGARQ-ADL, Cartório do Distribuidor, L.131, f.363v)

RUI M. MENDES
Revisão: Caparica, 5 de Julho de 2011



Sem comentários:

Enviar um comentário